Renato Russo 60 anos

Hoje, 27 de março de 2020 o cantor Renato Russo faria 60 anos e é notória a sua importância no cenário musical, social e político nos últimos 30 anos.

É sabido também, que ele não curtia a ideia de ser considerado um ídolo, mártir ou guru da juventude.

Costumeiramente, quando fãs o encontravam extasiados por sua presença, Renato gostava de conversar, de saber sobre o que as pessoas liam, ouviam e de se mostrar em pé de igualdade/ humanidade com todos que o procuravam.

Aos mais afoitos gostava ainda de recomendar leituras, músicas e experiências culturais, a fim de colaborar com a sua percepção e consciência de igualdade.

Por isso, neste dia tão especial resolvi homenageá-lo de uma forma diferente, ao seu modo, recomendando experiências culturais e de aprendizado aos seus fãs, o que talvez ele indicasse, se estivesse vivo certo?

Então, bora lá?

renato-russo

Livros

O apanhador no campo de centeio de J. D. Salinger

Um garoto americano de 16 anos relata com suas próprias palavras as experiências que ele atravessa durante os tempos de escola e depois. Revela o que se passa em sua cabeça. O que será que um adolescente pensa sobre seus pais, professores e amigos?

Morte em Veneza – Thomas Mann

A morte em Veneza é uma das novelas exemplares da moderna literatura ocidental. O livro narra a história do escritor Gustav von Aschenbach, que viaja a Veneza para descansar e lá se vê hipnotizado pela beleza do jovem polonês Tadzio, mais tarde daria origem ao notável filme homônimo do diretor italiano Luchino Visconti, de 1971. A novela tem diversos traços autobiográficos e está centrada na relação entre artista e sociedade, um tema muito caro à obra de ficção do escritor, sobretudo nos primeiros trabalhos. A nova tradução é de Mario Luiz Frungillo.

Poemas completos – Alberto Caieiro (heterônimo de Fernando Pessoa)

Poemas Completos de Alberto Caeiro é uma coletânea de obras de Alberto Caeiro, um dos heterônimos de Fernando Pessoa. É prefaciada por Ricardo Reis e posfaciada por Álvaro de Campos, e compõe-se de: O Guardador de Rebanhos, O Pastor Amoroso e Poemas Inconjuntos.

Filmes

E o vento levou – direção: Victor Fleming

Scarlett O’Hara é uma jovem mimada que consegue tudo o que quer. No entanto, algo falta em sua vida: o amor de Ashley Wilkes, um nobre sulista que deve se casar com a sua prima Melanie. Tudo muda quando a Guerra Civil americana explode e Scarlett precisa lutar para sobreviver e manter a fazenda da família.

Privilégio – direção: Peter Watkins

Steven Shorter é o maior astro da música britânica. Ele é ouvido por todos, de adolescentes a velhos. Todos na Inglaterra o amam. Até que seus produtores e empresários começam a usar sua popularidade para projetos econômicos dos mais variados. Enquanto Steven perde sua individualidade e se torna um produto, sua posição de ícone será útil para os setores mais conservadores da sociedade do Reino Unido: a Igreja e o Estado querem usá-lo para combater o ateísmo e o comunismo, tornando-o um instrumento do fundamentalismo religioso e de um nacionalismo de cunho fascista.

Cinzas no Paraíso – direção: Terrence Malick

Em 1916, Bill, um trabalhador de Chicago, mata o chefe da usina siderúrgica em que trabalha. Ele foge para o Texas com sua namorada Abby e sua irmã mais nova, Linda. Para evitar fofocas, Bill e Abby fingem ser irmãos e são contratados como parte de um grupo sazonal para trabalhar nos campos de trigo de um rico fazendeiro, o qual descobre estar morrendo de uma doença não identificada. Quando ele se apaixona por Abby, Bill encoraja sua namorada a casar-se com o fazendeiro para herdar seu dinheiro.

Música

Ópera Tristão e Isolda – Richard Wagner

Numa carta a Liszt, Wagner diz ter escolhido o tema dessa velha romance medieval como forma de sublimação do seu próprio Destino amoroso que, segundo ele, teria sido sempre sombrio. Os primeiros esboços de “Tristão” datam de 1857. A sua primeira apresentação pública teve lugar no Teatro de Ópera da Corte de Munique passados 8 anos – mais precisamente a 10 de Junho de 1865 – e isso graças à intervenção de Luís II da Baviera, que, um ano antes, oferecera a Wagner a sua proteção permitindo-lhe o regresso à Alemanha.

The Flowers of Romance – Public Image Ltd

The Flowers of Romance é o terceiro álbum de estúdio da banda inglesa de rock experimental Public Image Ltd, lançado em 10 de abril de 1981 pela gravadora Virgin.

Pet Sounds – Beach Boys

Pet Sounds é o décimo primeiro álbum de estúdio da banda de rock americana The Beach Boys, lançado 16 de maio de 1966 pela Capitol Records. O álbum se caracteriza por ser diferente dos trabalhos anteriores da banda: no lugar do habitual rock and roll e da temática surf que os caracterizava, no disco predomina o pop barroco, com um conteúdo lírico mais sofisticado, sendo mais reflexivo e sentimental.

Agora aquela dica Master de Mr. Russel

“Tenha em mente escrever canções inspiradoras, canções de amor, esperança e amizade com belas melodias, letras delicadas, sábias e gentis. Tente ser fiel a si mesmo e você não errará. Lembre-se de todos aqueles que você ama e daqueles que amam você. Seja livre!!” Renato Russo

* Todas as referências foram retiradas do Livro das listas.

 

 

Publicado por Lugar de Fala

Este espaço reflete o meu Lugar de Fala na forma de poemas, entrevistas, fotografias e podcasts. Acabei de lançar um livro Yo Você We - Minhas Experiências com o Amor e apresento um programa ao vivo no Instagram Stories chamado Lives de Segunda ( Todas as segundas-feiras, às 20h30)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: